Obesidade no Brasil

Recentemente, o Ministério da Saúde divulgou um pesquisa que revela que quase metade da população brasileira está acima do peso. Esses dados foram coletados em 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal, segundo o estudo, 42,7% da população estava acima do peso no ano de 2006. Em 2011, esse número passou para 48,5% e não para de aumentar.

Isso significa que 1 em cada 2 pessoas esta acima do peso, assustador não é? Na minha opinião a obesidade deve ser considerada uma doença, que pode atingir qualquer pessoa, não importa a classe social, idade ou etnia. Por isso deve ser levado a sério e prevenida o quanto antes.

Obesidade uma Doença

A obesidade é o maior problema de saúde da atualidade e atinge indivíduos de todas as classes sociais. O peso excessivo causa problemas psicológicos, frustrações, infelicidade, além de uma gama enorme de doenças lesivas. A obesidade é uma doença que não tem cura, mas é possível controlar.

Causas da Obesidade

A obesidade é causada por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao valor usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja a obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.

Nutrição Funcional

A Nutrição Funcional corrigi deficiências nutricionais e fortalece o sistema imunológico. O emagrecimento é apenas conseqüência desse novo estilo de vida, e ocorre naturalmente, com a melhora do metabolismo, regulação do ciclo alimentar e recuperação da saciedade fisiológica, utilizando-se alimentos que auxiliam nesse processo. Dietas que se baseiam apenas na contagem de calorias nem sempre funcionam, pois pode ocorrer uma adaptação metabólica do organismo e o indivíduo voltar a engordar.

Prevenir a Obesidade

Para prevenir a obesidade deve-se escolher um estilo de vida com bons hábitos alimentares e atividade física diárias. Ao prevenir o ganho de peso você evita riscos maiores de muitas doenças crônicas, como doença cardíaca, derrame, diabetes tipo 2, pressão alta, osteoartrite, e alguma formas de câncer.

Tratar a Obesidade

Como a obesidade é provocada por uma ingestão de energia que supera o gasto do organismo, a forma mais simples de tratamento é a adoção de um estilo de vida mais saudável, com menor ingestão de calorias e aumento das atividades físicas. Essa mudança não só provoca redução de peso e reversão da obesidade, como facilita a manutenção do quadro saudável.